Calendário Escolar 2019

Escola Sesc

Processo de transformação social e cidadania, a Educação está em todas as ações do Sesc. Seja em atividades ou projetos, o objetivo é instruir, educar e orientar de maneira completa nas mais diferentes áreas do conhecimento. No Sesc, a Educação é dinâmica, acredita na autonomia e na capacidade de cada aluno. Ela está nas salas de aula das escolas, nos cursos de valorização social, pré-vestibulares, bibliotecas, salas de ciência, centros de atividades e atende todas as faixas etárias.

Da alfabetização aos cursos de atualização profissional, o Sesc oferece educação de qualidade a crianças, jovens, adultos e idoso. Além disso, investe ainda na formação e capacitação de professores. Por meio de cursos, oficinas e seminários, os profissionais de pedagogia da rede pública e privada de ensino realizam intercâmbio de experiências e conhecimentos.

Versão em PDF.

Diretrizes

Ferramenta de transformação social e cidadania, a Educação está em todas as ações do Sesc. Seja em atividades ou projetos, o objetivo é instruir, educar e orientar de maneira completa nas mais diferentes áreas do conhecimento.

No Sesc, a Educação é dinâmica, acredita na autonomia e na capacidade de cada aluno. Ela está nas salas de aula das escolas, nos cursos de valorização social, pré-vestibulares, bibliotecas, salas de ciência, centros de atividades e atende todas as faixas etárias.

Da alfabetização aos cursos de atualização profissional, o Sesc oferece educação de qualidade a crianças, jovens, adultos e idoso. Além disso, investe ainda na formação e capacitação de professores. Por meio de cursos, oficinas e seminários, os profissionais de pedagogia da rede pública e privada de ensino realizam intercâmbio de experiências e conhecimentos.

Público Alvo

Crianças – a partir de 04 (quatro) anos de idade;

Adolescentes – até o ensino médio;

Jovens e adultos;

Idosos;

Os projetos de Educação do Sesc são oferecidos para comerciários e seus dependentes, bem como para a população em geral.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos, proporcionando a compreensão completa do meio em que vivem. Estimular a valorização das identidades culturais com o desenvolvimento de valores éticos e da cidadania. Proporcionar o acesso pleno à educação e cidadania.

Valores

  • Autonomia
  • Participação interativa
  • Senso crítico
  • Diálogo
  • Reconhecimento
  • Multidisciplinaridade

Visando ampliar e fortalecer ainda mais a dimensão educativa, o Departamento Nacional do Sesc criou nos estados o Projeto Sesc Ler, com a finalidade de implementar um processo educacional integrado aos jovens e adultos não escolarizados, respeitando a diversidade local.

Muitos são os desafios diante de sociedades contemporâneas que exigem cada vez mais domínio de variadas linguagens, além do código escrito – indispensável para uma participação cidadã e democrática, assim como os dados apontam que uma parcela significativa da população do país não tem a possibilidade de adquirir à escolarização e frequentar as escolas pelas condições sociais. Por essas razões e outras, o Projeto foi criado com Centros Educacionais de estrutura própria para atender o público da EJA, escolhidos a partir de critérios como atenção à população mais vulnerável, alto índice de analfabetismo e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O objetivo principal do Projeto é assegurar o direito do indivíduo ao acesso e à permanência na escola, na perspectiva de oferta-los uma educação que contribua para melhor entenderem e lutarem contra os processos de exclusão que a vítima, buscando alternativas de emancipação. É com essa concepção que o Sesc Ler vem alcançando resultados significativos nesses 20 anos de atuação.

Sesc Ler nos Municípios

Encerramento do 1° Semestre das Unidades Educacionais do Sesc Ler

BRASILEIAFEIJÓPLÁCIDO DE CASTROSENADOR GUIOMARDXAPURI