O que é preciso para fazer a carteirinha do Sesc?

O que é preciso para fazer a carteirinha do Sesc?

  • É simples fazer sua carteira do Sesc. Ela pode ser adquirida em qualquer unidade e é o seu passaporte às atividades oferecidas pela entidade.

É comerciário?

  • Se você trabalha em alguma das áreas do comércio de bens, serviços e turismo citadas abaixo, visite uma unidade do Sesc e solicite sua carteira.
  • Comércio atacadista e varejista (lojas, supermercados, farmácias, casas lotéricas entre outros)
  • Academias e clubes recreativos,
  • Museus, cinemas, teatros e bibliotecas,
  • Hospitais, clínicas médicas e odontológicas,
  • Hotéis, pousadas, agências de turismo e restaurantes.
  • Você e sua família podem aproveitar os benefícios juntos. Veja abaixo quem pode ser seu dependente e também pode adquirir a carteira do Sesc:
1.Beneficiário Titular – Comerciário
Para efeito de observação e analise:

1.1 Caracterização do cliente

1.1.1 Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo:

a. Empregado, aposentado, estagiário e aprendiz de empresa ou entidade enquadrada no plano sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) de que trata o anexo do artigo 577 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou vinculada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

b. Empregado e aposentado de instituições vinculadas ao ex-Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC).

c. Empregado, aposentado, estagiário e aprendiz do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

d. Empregado e aposentado de entidades sindicais do comércio de qualquer grau.

e. Empregado, aposentado, estagiário e aprendiz de entidade filantrópica, concedida nos termos da Lei 12.101/2009, regulamentada pelo Decreto 8.242/2014, isenta por força de lei, enquadrada no plano sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) de que trata o anexo do artigo 577 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

f. Empregado, aposentado, estagiário e aprendiz de empresa pública ou sociedade anônima de economia mista, regida pelo regime geral da previdência social nos termos da Lei 8.212/1991, enquadrada no plano sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) de que trata o anexo do artigo 577 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

São ainda entendidos como trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo para fins destas Normas:

a. Licenciado previsto em lei.

b. Desempregado, quando em até 12 meses nessa condição a contar da data da rescisão do contrato de trabalho.

c. Empregado de empresa enquadrada no plano sindical da CNC, classificada no regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte, conforme previsto em lei.

d. Empregado de empresa enquadrada no plano sindical da CNC que esteja inadimplente por omissão de recolhimento da contribuição ou por ajuizamento de ação de desoneração tributária, enquanto não houver decisão transitada em julgado desobrigando a empresa de contribuir para o Sesc.

O trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, em relação aos seus dependentes, será considerado o titular.
2. Beneficiário Dependente
1.1.2. Dependente de Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo Entende-se por dependente de trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo o ente que faça parte de seu vínculo familiar, conforme relação a seguir:

a. Cônjuge ou companheiro de união estável de qualquer gênero.

b. Viúvo de união civil ou união estável de qualquer gênero.

c. Filho, neto, enteado e pessoa sob guarda (definitiva ou provisória), menores de 21 anos ou estudantes até 24 anos, matriculados no Ensino Superior, profissionalizante, pós-graduação (lato sensu, stricto sensu ou residência médica), preparatório para o Ensino Superior ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

d. Pai, mãe, padrasto e madrasta do titular.

e. Avô e avó do titular.
3.Documentos necessários para confecção da sua carteira:
3.1. Exigências para habilitação nova/renovação

3.1.1. Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

a. Em atividade ou licenciado: Carteira de trabalho, último comprovante de rendimento, documento de identidade, CPF, comprovante de residência e foto recente.

b. Aposentado: Carteira de trabalho comprovando a condição de aposentado, último comprovante de rendimento ou extrato bancário, documento de identidade, CPF, comprovante de residência e foto recente.

c. Desempregado: Carteira de trabalho com data de rescisão do contrato, documento de identidade, CPF, comprovante de residência e foto recente.

d. Estagiário do Sesc, do Senac e de empresa enquadrada no plano sindical da CNC: Cópia do termo de compromisso ou carteira de trabalho, documento de identidade, CPF, comprovante de residência e foto recente.
Perguntas e respostas
Quem tem direito à carteira do SESC?

Todos os empregados do comércio de bens, serviços e turismo podem fazer a carteira do SESC.

Quais são os meus dependentes?

Os dependentes são familiares que também têm direito à carteira do SESC. São eles:

• Cônjuge ou companheiro (a),

• Pais,

• Filhos, tutelados, irmãos, desde que na condição de inválidos.

• Já sou aposentado do setor de comércio de bens, serviços e turismo.
Também posso solicitar minha carteira do SESC?

Sim. Aposentados e pensionistas do comércio de bens e serviços podem fazer a carteira do Sesc. Basta apresentar os seguintes documentos: Identidade, CPF, carteira de trabalho com o registro da aposentadoria, carta de concessão da aposentadoria e espelho bancário. Mas lembre-se, sempre consulte seu regional e verifique se ele solicita outros documentos.

No momento estou desempregado, mas também sou do setor de comércio de bens, serviços e turismo. Tenho direito?

Sim. Desempregados do comércio de bens e serviços podem ter a carteira do Sesc. Para isso, basta levar à unidade mais próxima os documentos de identidade, CPF, carteira de trabalho com a data da rescisão de trabalho há menos de 12 meses.

Licenciados em razão de tratamento de saúde também têm direito e devem levar: documento de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de licença.

Quem é comerciário?

Os comerciários de bens, serviços e turismo trabalham nos seguintes setores:

• Comércio atacadista,

• Comércio varejista,

• Turismo | Hotéis | Motéis |Pousadas,

• Salão de barbearia | Salão de beleza | Instituto de beleza,

• Compra, venda locação e administração de imóveis,

• Empresas de comunicação, publicidade e jornalismo (exceto gráficas),

• Escritórios e consultórios de profissionais liberais,

• Estabelecimentos de ensino,

• Estabelecimentos de serviços de saúde (hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de pesquisas e análises clínicas, bancos de sangue, estabelecimentos de duchas, massagens, fisioterapia e empresas de prótese dentária),

• Empresas de processamento de dados.

Qual é a validade da minha carteira?

Em todos os estados, a carteira do Sesc tem a validade de um ano. Qual e o custo da carteira?

A carteira tem um custo de R$ 3,00 (três reais)
carteirinha_do_sesc_2

Informativo - Como tiro a minha Carteirinha?

Clique no botão para exibir a imagem de outra forma.
Aumentar imagem
capa-ngh-sesc

Versão para impressão das NGH-Sesc

Clique no botão para visualizar as Normas Gerais em formato PDF.
Acessar o PDF

É simples fazer sua carteira do Sesc. Ela pode ser adquirida em qualquer unidade e é o seu passaporte às atividades oferecidas pela entidade.