Sesc apresenta exposição “Nas Entranhas do Paraiso Verde” no Calenarte

O Serviço Social do Comercio – Sesc no Acre dando prosseguimento ao projeto Calenarte apresenta a exposição “Nas Entranhas do Paraíso Verde” no período de 28 de fevereiro a 28 de março no salão de exposição do Sesc Centro com o artista plástico Darci Seles. Abertura às 19h do dia 28 de fevereiro.

A exposição dar prosseguimento à difusão das artes plásticas no Acre, com suas ações de apoio aqueles que têm a arte como oficio e em possibilitar o acesso do publico a programas educativos.

O projeto Calenarte foi criado pelo SESC para difundir as artes plásticas e criar oportunidades aos artistas locais profissionais e amadores de exporem seus trabalhos contribuindo para divulgação valorização e difusão das artes plásticas em nosso estado.

Sobre a obra

As obras apresentadas aqui vão muito além da representação fiel da realidade, são obras que transcendem a materialidade do que representam, mostram as entranhas; o âmago, o dentro, o avesso, o macro…a percepção apuradíssima do artista ao observar, ao lembrar e relembrar suas experiências com a floresta.

Esse conceito de experiência se amplia, pois envolve a fauna, a flora, o seringueiro, o ribeirinho, o indígena e toda a gama de desdobramentos que transitam pelo, ou através do tema proposto: O paraíso perdido, seja utilizando o termo de Euclides da Cunha, ou abordando propostas atuais como: fronteiras, deslocamentos, violência entre outras que acabam reverberando diretamente na economia, na cultura, na política e demais segmentos da sociedade.

Partindo dessa perspectiva Darci Seles é um artista contemporâneo, utilizando a pintura e o meio da mata com álibis para discutir exatamente a cidade o urbano e toda a cadeia que a envolve. Fiquemos atentos aos detalhes e vamos pensar nessa floresta em seu contexto histórico, social e geográfico e literalmente em uma pintura expandida.

Sobre o artista

Darci Seles é um dos artistas mais atuantes no cenário artístico acreano, nessa exposição ele aborda a pintura; na técnica a óleo sobre telas de grandes dimensões. As habilidades, talento e esforço do Darci transitam pelos mais diversos segmentos, seja no desenho, na pintura, na escultura, na cenografia, na ilustração, restauro e também como professor. Podemos estender os adjetivos ao grande ser humano e amigo. Fizemos a primeira parceria no desenvolvimento de um trabalho de arte a mais de vinte anos, e é com esse olhar atento e próximo, que escrevo algumas palavras com relação ao seu trabalho.

Serviço

  • Sesc realiza exposição “Nas Entranhas do Paraiso Verde” do artista visual Darci Seles no salão de exposição do Sesc centro.
  • Abertura: dia 28/02/19 às 19h
  • Período de exposição: 28/02 a 28/03/2019
  • Horário de visita: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h